OLIMPÍADA
DA LÍNGUA PORTUGUESA 2012
Diversidade
de Gêneros Textuais -
Instrumento Privilegiado de Ensino
As referências mais atuais sobre
um ensino eficaz de Língua Portuguesa recomendam que o aluno trabalhe na escola
com uma ampla diversidade de gêneros de textos, literários e não literários,
orais e escritos, e que leia, discuta e escreva com finalidades definidas,
para ouvintes e leitores de dentro e fora da escola que, de alguma forma, deem
uma resposta ao que ele escreveu.
Ex.: Preparação de cartazes para
uma campanha de saúde que tem como finalidade mobilizar a comunidade, ou a
escrita de poemas para serem lidos num sarau da igreja.
Muito mais significativos para quem escreve e para quem lê são os textos
produzidos com os objetivos:
1 - proporcionar aprendizagem de gêneros
textuais de diferentes áreas de conhecimento, para que o estudante reconheça as
particularidades do maior número possível deles (textos jornalísticos, científicos, literários, médicos, jurídicos, etc). Essa aproximação
proporciona preparo para usá-los de modo competente quando estiver em espaços
sociais não escolares;
2 - trabalhar atividades, nas aulas de Língua Portuguesa, integrando leitura, escrita e gramática, exercitando
a oralidade, quase sempre esquecida
na prática escolar.
3 - Estabelecer roteiros de
tarefas, ensinando a avaliar a escrita a partir de critérios definidos e a refazê-la quando necessário .
·
O exemplo para essas práticas vem dos escritores
reconhecidos como bons autores, sejam eles produtores de literatura, de textos
jornalísticos, científicos ou outros. A experiência demonstra que nenhum
escritor competente escreve sem planos para realizar seu texto e sem reescrevê-lo muitas vezes, até que o resultado pareça satisfatório para a
comunicação com os leitores que ele imagina.
Os textos
produzidos a partir desses projetos demonstram aos alunos que escrever é um
trabalho que todos podem fazer bem, com métodos adequados. A escrita deixa de
ser uma espécie de "dom divino" que só alguns receberam, para
tornar-se um instrumento de cidadania que todos podemos desenvolver.
Sitiografia:
www.escrevendoofuturo.org.br
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