domingo, 3 de junho de 2012

Olímpíada


OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA 2012

Diversidade de Gêneros Textuais -
Instrumento Privilegiado de Ensino


As referências mais atuais sobre um ensino eficaz de Língua Portuguesa recomendam que o aluno trabalhe na escola com uma ampla diversidade de gêneros de textos, literários e não literários, orais e escritos, e que leia, discuta e escreva com finalidades definidas, para ouvintes e leitores de dentro e fora da escola que, de alguma forma, deem uma resposta ao que ele escreveu.

Ex.: Preparação de cartazes para uma campanha de saúde que tem como finalidade mobilizar a comunidade, ou a escrita de poemas para serem lidos num sarau da igreja.

Muito mais significativos  para quem escreve e para quem lê são os textos produzidos com os objetivos:

1 - proporcionar aprendizagem de gêneros textuais de diferentes áreas de conhecimento, para que o estudante reconheça as particularidades do maior número possível deles (textos jornalísticos, científicos, literários, médicos, jurídicos, etc). Essa aproximação proporciona preparo para usá-los de modo competente quando estiver em espaços sociais não escolares;

2 -    trabalhar atividades,  nas aulas de Língua Portuguesa,  integrando leitura, escrita e gramática, exercitando a oralidade, quase sempre esquecida na prática escolar.

3 - Estabelecer roteiros de tarefas, ensinando a avaliar a escrita a partir de critérios definidos e a refazê-la quando necessário .



·         O exemplo para essas práticas vem dos escritores reconhecidos como bons autores, sejam eles produtores de literatura, de textos jornalísticos, científicos ou outros. A experiência demonstra que nenhum escritor competente escreve sem planos para realizar seu texto e sem reescrevê-lo muitas vezes,  até que o resultado pareça satisfatório para a comunicação com os leitores que ele imagina.

Os textos produzidos a partir desses projetos demonstram aos alunos que escrever é um trabalho que todos podem fazer bem, com métodos adequados. A escrita deixa de ser uma espécie de "dom divino" que só alguns receberam, para tornar-se um instrumento de cidadania que todos podemos desenvolver.

    



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